A
obesidade ou sobrepeso é hoje um mal que já atinge quase metade da população
brasileira e tem diversas causas.
A relação
entre a fome verdadeira e a simples vontade de comer é um desses fatores. Isso
porque devido à crescente incidência de males como ansiedade, estresse e
depressão, muitos estão descontando todas as frustrações e problemas diários na
comida e, consequentemente, ingerindo uma quantidade de alimentos bem maior do
que organismo precisa para viver.
Isso geralmente
acontece porque o desequilíbrio emocional pode gerar uma queda no nível de
serotonina no organismo. Esse neurotransmissor, responsável pela sensação de
bem-estar, é produzido pelo corpo quando açúcares são ingeridos. Nestes casos,
a pessoa come simplesmente para tentar preencher o vazio emocional e se sentir
melhor. "O indivíduo busca no alimento a sensação de bem-estar que está
faltando E as mulheres saem em desvantagem neste quesito. Já a fome verdadeira
é bem diferente e resulta da necessidade fisiológica do organismo de obter
nutrientes. "Quando a nossa taxa de açúcar no sangue fica baixa, no
período entre as refeições, o cérebro entende que o combustível para manutenção
das funções vitais está acabando e então envia sinais ao corpo. É quando
sentimos o estômago “reclamando”.
E ela tem
"sintomas" físicos bem definidos. "Sentimos o estômago roncar, e
se não nos alimentarmos logo, pode ocorrer a dor de cabeça, que só vai passar
depois que for feita a refeição".
Do ponto
de vista psicológico, a ligação entre emoções e comida começa quando ainda se é
bebê, muito antes de qualquer desequilíbrio químico no organismo. "A
relação afetiva com o alimento começa já no nascimento, quando precisamos mamar
para sobreviver física e emocionalmente", O ato de mamar passa, então, a
ser associado pelo bebê à sensação de afeto e proteção. Além dessa ligação, há
também as lembranças que alguns alimentos despertam. Pode ser aquele bolinho de
chuva da infância ou o peru de todos os Natais, quando os avós ainda estavam
vivos. "É quando sentimos vontade de determinado prato por nos lembrarmos
de alguma pessoa ou situação que nosso cérebro registrou como sendo um momento
importante ou prazeroso".
Estímulos
externos também podem despertar a vontade de comer sem que estejamos com fome.
É o caso daquele cheiro de comida no corredor do prédio ou da pizza quentinha
do delivery ao lado de casa. "Quando o odor de alguma preparação vem pelo
ar, podemos sentir vontade de comer aquele alimento.
Culpa
A vontade de comer que ultrapassa o limite aceitável e leva à obesidade é uma armadilha da qual é difícil sair. Ela gera um círculo vicioso de culpa e baixa autoestima que pode fazer a pessoa se afundar cada vez mais no mar de alimentos.
"As emoções mal direcionadas levam o indivíduo a comer demais e à obesidade. Isso gera frustração, complexos, carência, solidão, isolamento intencional, enfim, ele se sente culpado por comer demais e come ainda mais para superar a culpa. Cria-se assim um circulo vicioso onde a principal vitima é ele próprio
A vontade de comer que ultrapassa o limite aceitável e leva à obesidade é uma armadilha da qual é difícil sair. Ela gera um círculo vicioso de culpa e baixa autoestima que pode fazer a pessoa se afundar cada vez mais no mar de alimentos.
"As emoções mal direcionadas levam o indivíduo a comer demais e à obesidade. Isso gera frustração, complexos, carência, solidão, isolamento intencional, enfim, ele se sente culpado por comer demais e come ainda mais para superar a culpa. Cria-se assim um circulo vicioso onde a principal vitima é ele próprio
Isso tudo
sem contar o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, pressão alta e
colesterol que a obesidade acarreta.
Para quebrar o círculo vicioso da comida, o tratamento ideal envolve uma equipe multidisciplinar que inclui nutricionista , educadores físicos e terapeuta. "Um time de especialistas que acompanhe a dieta, os horários e ajude a observar os gatilhos emocionais que geram o comer abusivo”.
" As mulheres devem prestar especial atenção aos sinais de seus corpos. "Elas são mais ‘emocionais' que os homens, então é mais comum que descontem suas angústias e alegrias na comida. Além disso, na fase de TPM, pela mudança hormonal, pode aumentar o desejo por doces e chocolates
Para quebrar o círculo vicioso da comida, o tratamento ideal envolve uma equipe multidisciplinar que inclui nutricionista , educadores físicos e terapeuta. "Um time de especialistas que acompanhe a dieta, os horários e ajude a observar os gatilhos emocionais que geram o comer abusivo”.
" As mulheres devem prestar especial atenção aos sinais de seus corpos. "Elas são mais ‘emocionais' que os homens, então é mais comum que descontem suas angústias e alegrias na comida. Além disso, na fase de TPM, pela mudança hormonal, pode aumentar o desejo por doces e chocolates
Vida regrada
Uma
alimentação balanceada ajuda muito na tarefa de identificar a fome quando ela
vem. O ideal é comer de forma fracionada ao longo do dia, a cada três horas. A
constância nos horários das refeições também ajuda o organismo a se
"autorregular" e a comunicar quando a fome chega e qual o ponto em
que o corpo está saciado.
"A
vontade de comer pode ser aliviada com o consumo de alimentos ricos em fibras,
como aveia, mamão, soja e cereais integrais (arroz, granolas e castanhas). Uma
das propriedades das fibras é a sensação de saciedade, a qual reduz o
apetite".
Em todos os casos, é sempre importante procurar um médico, para que ele oriente qual o melhor tratamento em cada caso e descarte outros fatores que podem levar à vontade de comer algo, como deficiência nutricional, problemas metabólicos ou hormonais.
Em todos os casos, é sempre importante procurar um médico, para que ele oriente qual o melhor tratamento em cada caso e descarte outros fatores que podem levar à vontade de comer algo, como deficiência nutricional, problemas metabólicos ou hormonais.
Sete dicas para manter o foco na hora de
comer:
Antes de começar qualquer dieta, tenha uma meta
clara e definida em relação ao processo de emagrecimento e resultados esperados
para se manter envolvido no processo. Se pergunte o que vale mais: a satisfação
de comer uma batata frita no curto prazo ou o ter corpo mais esbelto e sadio
num futuro próximo?
- Comunique as pessoas de seu
convívio sobre sua decisão de emagrecer e explique o método que escolheu.
Isso ajudará você a receber apoio e suporte externo, caso passe por
momentos de instabilidade durante o processo
- Antes de iniciar qualquer
refeição, se desligue dos problemas e não leve sentimentos de raiva,
tristeza e outras emoções negativas para a mesa. Não contamine o seu
momento de equilíbrio e de saúde. Faça um exercício de respiração e
mentalize sua meta
- Mantenha-se focado durante a
alimentação, prestando atenção na montagem e organização do prato, nas
cores e no cheiro da comida, assim como na mastigação e nos sabores.
Aproveite cada instante para saciar todos os sentidos
- Durante a mastigação,
observe os seus pensamentos mais comuns. Esse é um excelente momento para
verificar se está substituindo suas carências afetivas pela comida
- Ao final de cada dia, faça
uma breve revisão do que foi sentido e procure se recordar das emoções
mais presentes, analisando o que de fato interessa guardar e
"carregar" para o dia seguinte. Sobrecarregar-se sem necessidade
pode gerar muita ansiedade e desconforto. A higiene mental diária pode ser
a chave para manter o controle das emoções
- Parabenize-se pelas vitórias do dia, por cada hábito positivo que conseguiu implantar e por mais um degrau avançado rumo a meta
Studio Fitness Med Square
Rua Rafael Marino Neto,
222, Jardin Karaíba – Uberlândia-MG
Contato: 99252-7194
Whtasaap
Instagram:
@projeto60dias_ct /
@treinador.cassiano.teixeira
.
.
.
.



Nenhum comentário:
Postar um comentário