quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Fome ou Vontade de comer ???





A obesidade ou sobrepeso é hoje um mal que já atinge quase metade da população brasileira e tem diversas causas.
A relação entre a fome verdadeira e a simples vontade de comer é um desses fatores. Isso porque devido à crescente incidência de males como ansiedade, estresse e depressão, muitos estão descontando todas as frustrações e problemas diários na comida e, consequentemente, ingerindo uma quantidade de alimentos bem maior do que organismo precisa para viver.
Isso geralmente acontece porque o desequilíbrio emocional pode gerar uma queda no nível de serotonina no organismo. Esse neurotransmissor, responsável pela sensação de bem-estar, é produzido pelo corpo quando açúcares são ingeridos. Nestes casos, a pessoa come simplesmente para tentar preencher o vazio emocional e se sentir melhor. "O indivíduo busca no alimento a sensação de bem-estar que está faltando E as mulheres saem em desvantagem neste quesito. Já a fome verdadeira é bem diferente e resulta da necessidade fisiológica do organismo de obter nutrientes. "Quando a nossa taxa de açúcar no sangue fica baixa, no período entre as refeições, o cérebro entende que o combustível para manutenção das funções vitais está acabando e então envia sinais ao corpo. É quando sentimos o estômago “reclamando”.
E ela tem "sintomas" físicos bem definidos. "Sentimos o estômago roncar, e se não nos alimentarmos logo, pode ocorrer a dor de cabeça, que só vai passar depois que for feita a refeição".
Do ponto de vista psicológico, a ligação entre emoções e comida começa quando ainda se é bebê, muito antes de qualquer desequilíbrio químico no organismo. "A relação afetiva com o alimento começa já no nascimento, quando precisamos mamar para sobreviver física e emocionalmente", O ato de mamar passa, então, a ser associado pelo bebê à sensação de afeto e proteção. Além dessa ligação, há também as lembranças que alguns alimentos despertam. Pode ser aquele bolinho de chuva da infância ou o peru de todos os Natais, quando os avós ainda estavam vivos. "É quando sentimos vontade de determinado prato por nos lembrarmos de alguma pessoa ou situação que nosso cérebro registrou como sendo um momento importante ou prazeroso".
Estímulos externos também podem despertar a vontade de comer sem que estejamos com fome. É o caso daquele cheiro de comida no corredor do prédio ou da pizza quentinha do delivery ao lado de casa. "Quando o odor de alguma preparação vem pelo ar, podemos sentir vontade de comer aquele alimento.
Culpa
A vontade de comer que ultrapassa o limite aceitável e leva à obesidade é uma armadilha da qual é difícil sair. Ela gera um círculo vicioso de culpa e baixa autoestima que pode fazer a pessoa se afundar cada vez mais no mar de alimentos.

"As emoções mal direcionadas levam o indivíduo a comer demais e à obesidade. Isso gera frustração, complexos, carência, solidão, isolamento intencional, enfim, ele se sente culpado por comer demais e come ainda mais para superar a culpa. Cria-se assim um circulo vicioso onde a principal vitima é ele próprio

Isso tudo sem contar o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, pressão alta e colesterol que a obesidade acarreta.

Para quebrar o círculo vicioso da comida, o tratamento ideal envolve uma equipe multidisciplinar que inclui nutricionista , educadores físicos e terapeuta. "Um time de especialistas que acompanhe a dieta, os horários e ajude a observar os gatilhos emocionais que geram o comer abusivo”.
" As mulheres devem prestar especial atenção aos sinais de seus corpos. "Elas são mais ‘emocionais' que os homens, então é mais comum que descontem suas angústias e alegrias na comida. Além disso, na fase de TPM, pela mudança hormonal, pode aumentar o desejo por doces e chocolates




Vida regrada
Uma alimentação balanceada ajuda muito na tarefa de identificar a fome quando ela vem. O ideal é comer de forma fracionada ao longo do dia, a cada três horas. A constância nos horários das refeições também ajuda o organismo a se "autorregular" e a comunicar quando a fome chega e qual o ponto em que o corpo está saciado.
"A vontade de comer pode ser aliviada com o consumo de alimentos ricos em fibras, como aveia, mamão, soja e cereais integrais (arroz, granolas e castanhas). Uma das propriedades das fibras é a sensação de saciedade, a qual reduz o apetite".

Em todos os casos, é sempre importante procurar um médico, para que ele oriente qual o melhor tratamento em cada caso e descarte outros fatores que podem levar à vontade de comer algo, como deficiência nutricional, problemas metabólicos ou hormonais.
 Sete dicas para manter o foco na hora de comer:
Antes de começar qualquer dieta, tenha uma meta clara e definida em relação ao processo de emagrecimento e resultados esperados para se manter envolvido no processo. Se pergunte o que vale mais: a satisfação de comer uma batata frita no curto prazo ou o ter corpo mais esbelto e sadio num futuro próximo?
  • Comunique as pessoas de seu convívio sobre sua decisão de emagrecer e explique o método que escolheu. Isso ajudará você a receber apoio e suporte externo, caso passe por momentos de instabilidade durante o processo
  • Antes de iniciar qualquer refeição, se desligue dos problemas e não leve sentimentos de raiva, tristeza e outras emoções negativas para a mesa. Não contamine o seu momento de equilíbrio e de saúde. Faça um exercício de respiração e mentalize sua meta
  • Mantenha-se focado durante a alimentação, prestando atenção na montagem e organização do prato, nas cores e no cheiro da comida, assim como na mastigação e nos sabores. Aproveite cada instante para saciar todos os sentidos
  • Durante a mastigação, observe os seus pensamentos mais comuns. Esse é um excelente momento para verificar se está substituindo suas carências afetivas pela comida
  • Ao final de cada dia, faça uma breve revisão do que foi sentido e procure se recordar das emoções mais presentes, analisando o que de fato interessa guardar e "carregar" para o dia seguinte. Sobrecarregar-se sem necessidade pode gerar muita ansiedade e desconforto. A higiene mental diária pode ser a chave para manter o controle das emoções
  • Parabenize-se pelas vitórias do dia, por cada hábito positivo que conseguiu implantar e por mais um degrau avançado rumo a meta


Studio Fitness Med Square
Rua Rafael Marino Neto, 222, Jardin Karaíba – Uberlândia-MG
Contato: 99252-7194 Whtasaap
Instagram: @projeto60dias_ct /  @treinador.cassiano.teixeira
.
.
.
.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016




Boa tarde, hoje vamos lhe orientar de forma bem clara e fácil como emagrecer de forma saudável usando um simples segredo: para emagrecer, você precisa modificar seus hábitos.

Não apenas os hábitos comportamentais, aquilo que você deve fazer ou deixar de fazer, que são o foco da maioria dos programas de emagrecimento, que dizem o que você deve comer ou deixar de comer, e como se exercitar.

Mas, principalmente, como reprogramar os hábitos mentais e emocionais, aqueles que são o segredo de você se manter motivado e decidido a fazer o que é necessário para emagrecer, ou a se sabotar durante o processo.

Você aprenderá primeiro a se programar mentalmente, porque sem isso não há dieta alimentar e nem rotina de exercícios que deem certo se você não reprogramar sua mente para pensar e sentir como uma pessoa magra.

E daí, aprenderá o poder da presença e da consciência para aumentar sua motivação para se aproximar do que é importante para você ao emagrecer: saúde, vitalidade, autoestima, beleza, disposição física, atratividade.

Hoje, queremos ressaltar apenas isso: para se tornar uma pessoa magra, você deve agir como uma pessoa magra. Fazer as coisas que elas fazem. Adquirir seus hábitos de alimentação, exercícios, estilo de vida. Mas isso não é suficiente. Você precisa adquirir os hábitos de pensamento e emoção de uma pessoa magra e saudável.

Uma pessoa magra não pensa: “vou comer tudo o que está no prato, porque senão seria desperdício”. Isso é um pensamento sabotador. Ou algo como “não posso comer chocolate, porque engorda. Já que comi esse pedacinho, agora vou comer como um louco tudo o que vir pela frente”. Esses são típicos pensamentos de gordo.

Recomendo a você, que nesta semana, anote em papel toda ou em seu smartphone, toda vez que tiver um pensamento típico de gordo. Aumente sua consciência para perceber quando este tipo de pensamento passar pela sua cabeça. O tipo de pensamento que costuma sabotar seu objetivo de se tornar uma pessoa magra.

Quando este pensamento passar pela sua cabeça: diga para você mentalmente. Isso é só um pensamento de gordo. Como um magro pensaria ? E responda como um magro pensaria ou falaria.

Alguns outros exemplos de pensamentos gordos autos sabotadores e respostas magras.

Pensamento de gordo: “Eu preciso emagrecer 20 kg. Ah, é tão difícil que não sei nem como começar. Acho que nunca vou conseguir. ”

Pensamento de magro: “Posso emagrecer 1 kg ou 2 kg este mês, e depois que conseguir este passo, penso nos passos seguintes. Uma coisa de cada vez

Pensamento de gordo: “Já que paguei 50 reais por esse buffet, vou comer tudo o que for gostoso”.

Pensamento de magro: “Não estou com tanta fome. Da próxima vez acho que vou procurar um lugar mais barato. Não é porque paguei 50 reais que vou me castigar comendo mais do que preciso. Vou fazer uma pequena porção com alimentos saudáveis e gostosos que não estou acostumado a comer no dia a dia”

Pensamento de gordo: “Hoje é sexta-feira, estou super estressado porque passei uma semana difícil. Eu mereço comer aquela pizza enorme e me afogar na cerveja para desestressar”.

Pensamento de magro: “Hoje é sexta-feira, estou super estressado porque passei uma semana difícil. Eu mereço ir para casa comer algo mais leve e dormir mais cedo para ter um sono reparador, ou, quem sabe, assistir aquele filminho relaxante com minha esposa e depois namorar um pouco”.

Você entendeu o espírito da coisa? Toda vez que um pensamento de gordo passar pela sua cabeça, reconheça isso, saiba que você não precisa acreditar nele ou obedecê-lo. É apenas um hábito, um pensamento automático, que não te ajuda a se aproximar do que você quer. Experimente dizer para você mesmo mentalmente o que diria uma pessoa magra, o tal “pensamento de magro”. Faça disso um hábito.


Tenha uma ótima semana com pensamentos de magro!!!

Studio Fitness Med Square
Rua Rafael Marino Neto, 222, Jardin Karaíba – Uberlândia-MG
Contato: 99252-7194 Whtasaap

Instagram: @projeto60dias_ct /  @treinador.cassiano.teixeira

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016


Dietas da Moda: Um método fácil com consequências perigosas.



A busca pelo estereótipo de “corpo perfeito” nos dias atuais vem tornando-se cada vez mais frequente na vida da população, de modo que muitos são capazes de aderir a inúmeros métodos – sejam eles bons ou ruins para a saúde, para conquistar o corpo ideal.


Muitos objetivam a perda de peso, outros o ganho de massa muscular, alguns desejam melhorar a alimentação, o que não falta é um leque de opções para cada um escolher como chegar ao seu “ideal”. Mas vamos focar na perda de peso.


É comum vermos casos diários de pessoas que desejam perder dois, três, cinco, dez, quinze quilos o mais rápido possível para se sentir bem com o seu corpo.


A partir daí vale qualquer coisa, desde tomar medicamentos de forma indevida (inibidores de apetite), ficar um longo período em jejum e aderir a dietas sem prescrição, orientação e acompanhamento de um profissional especializado, nesse caso o nutricionista.


Nesse contexto, uma vasta oferta de dietas milagrosas prometendo uma perda de peso rápida e sem sofrimento é apresentada a população. Em geral, são dietas desequilibradas e com deficiência de nutrientes.


Os meios de comunicação em massa, principalmente a internet, são os principais facilitadores para a divulgação de informações verídicas ou não, benéficas ou não, comprovadas cientificamente ou não. Sendo assim, o que é divulgado atinge um grande público, sem a preocupação se ajudará ou não a população.


As dietas da moda, apesar de proporcionarem uma perda de peso em curto prazo devido à restrição calórica, dificilmente são mantidas. Justamente por que não é feita uma reeducação alimentar, que nada mais é que o processo de mudança e melhora no comportamento alimentar de um indivíduo. Dessa forma, o indivíduo perde peso enquanto mantém a dieta, porém quando a interrompe, volta a engordar por vezes superando o peso anterior a perda.


Algumas dessas dietas da moda são: a dieta do tipo sanguíneo, a dieta da sopa, a dieta da lua, a dieta do atum, a dieta dos pontos, a dieta dos líquidos, dentre outras.


Entenda um pouco sobre cada uma.


Dieta do tipo sanguíneo: A dieta do tipo sanguíneo foi proposta por D’Adamo e, de acordo com observações feitas por ele, existe uma correlação entre o metabolismo e o tipo sanguíneo. Assim, para cada grupo sanguíneo existem alimentos liberados e outros não indicados para o consumo. Não possui comprovação científica quanto à sua eficácia, não promove uma reeducação alimentar e leva a carências nutricionais.


Dieta da sopa: de acordo com esta dieta, preconiza-se o consumo somente de sopa preparada com vários legumes, predominantemente repolho, três vezes ao dia, por uma semana. Similar à dieta da lua em composição, porém com o agravante de se utilizar a dieta líquida continuamente por um tempo maior, o que possivelmente espolia as reservas corporais de ferro. Também não leva à reeducação alimentar.


Dieta da lua: preconiza que a cada mudança de fase da lua se consuma apenas líquido durante 24h.


Dieta dos pontos: nessa dieta, a pessoa controla os pontos ao invés das calorias dos alimentos. Cada ponto corresponde a cerca de 3,6 calorias, baseado no seu valor nutricional. A pessoa deve anotar o que come durante o dia e fazer o somatório, que não deve passar de 300 para as mulheres e 400 pontos para os homens. Essa dieta focaliza apenas a quantidade de alimentos consumidos, sem incentivar uma alimentação nutricionalmente equilibrada.


Dieta dos líquidos: possui semelhança com a dieta da sopa.


Estudos científicos comprovaram que as dietas muito restritas em calorias resultam numa perda de peso rápido, porém com consequência prejudiciais a saúde. Há relatos de sintomas como fraqueza, irritabilidade, dor de cabeça, queda de cabelo, unhas fracas e desmaios, sendo o fator mais prejudicial o jejum prolongado.


Algumas pesquisas relataram que cerca de 70% das pessoas que aderiram a essas dietas voltaram a ganhar peso depois que interromperam o processo e 45% considerou o processo muito ruim.




Portanto, partindo do princípio que cada organismo é único e que cada um tem sua individualidade biológica, a melhor maneira para uma perda de peso eficaz, que traga benefícios a sua saúde e uma melhor qualidade de vida ocorre através da reeducação alimentar, onde o ponto chave é mudança no estilo de vida, que em muitas situações, não ocorre facilmente, sendo o processo mais árduo, porém o mais eficiente a médio e longo prazo, tendo como base uma alimentação equilibrada nutricionalmente aliada a prática de exercícios físicos.


Fontes:


BRANDÃO, V. L.; NASCIMENTO FILHO, I. D.; OGAWA, W. N. Emagrecer: dietas da moda versus reeducação alimentar. Revista Cereus, v. 5, n. 3, p. 154-160, mai-ago, 2013.


BETONI, F.; ZANARDO, V. P. S.; CENI, G. C.Avaliação de utilização de dietas da moda por pacientes de um ambulatório de especialidades em nutrição e suas implicações no metabolismo. ConScientiae Saúde, v. 9, n. 3, p. 430-440, 2010.




quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Bom dia a todos , hoje um vídeo esclarecendo porque músculo pesa mais que gordura e a relação entre peso X emagrecimento. O autor do vídeo Treinador Cassiano Teixeira, atuando como personal a 15 anos na cidade de Uberlândia e fundador dos sistemas de treinamento: Projeto 60 dias / 60 FIT e Full Body.